1.939 - TRANSCRIÇÃO DE JORNAL DA ÉPOCA
TRANSCRIÇÃO NA INTEGRA, FIEL E SEM CORREÇÕES, DE REPORTAGEM PUBLICADA NO JORNAL “O ALFENENSE” NO DIA 29 DE MARÇO DE 1.939.
“Quereis saber o que é Serrania?”
“A antiga Água Limpa, ou atual Serrania, nada era em 1.900, já em 1.916 tornou-se Distrito, com uma Capela e umas cem casas e em 1.938 foi elevada a categoria de Município com uma bela Matriz, luz elétrica, água encanada, matadouro, jardim público, algumas ruas abauladas, meio fio e passeios de mosaicos, correio diário, telefones, escolas reunidas com 5 cadeiras, 2 Escolas rurais e mais umas três Escolas particulares, cinema sincronizado, Associação Comercial, Club de Voleból, de Futebol, mais de 30 estabelecimentos comerciais, 2 sorveterias, e 3 confeitarias, 2 farmacias, 2 maquinas de arroz, 3 serrarias, 8 fabricas de aguardente, 1 grande fábrica de laticínios, 3 grandes usinas Hydro-Elétricas, situadas no distrito (Cia. Sul Mineira de Eletricidade - Usina Hydro-Eletrica de João Duarte e a Usina de João Alves de Figueiredo), grandes plantações de algodão, de arroz, de feijão de milho, de batatas, de alho de cebolas, de fumo, de mandioca, de cana de assucar, etc.
Possui no presente 406 casas lançadas pela prefeitura como Imposto Predial, e já foram encaminhados à autoridade competente requerimentos para a construção de mais 20 casas novas, fato até o momento presente.
Dessas 406 casas, sabemos que mais de cem têm todas as instalações sanitárias. Existem 40 aparelhos de radio-receptores no município. Até mesmo nas pequenas cousas nota-se o espírito progressista de seu povo; balanças automáticas Filizola encontram-se em todos os estabelecimentos comerciais, bem assim cofres, maquinas de escrever, frigidaires, etc. Vai ser instalado dentro em breve, um açougue modelo com todos os requisitos exigidos pela Higiene para servir de padrão. Os atuais são muito higiênicos, mas, Serrania quer coisa melhor.
Os estabelecimentos comerciais estão adotando para suas portas as cortinas de aço. Em matéria de transportes, é mister se diga, existem três empresas que fazem a carreira direto para São Paulo todas às semanas, a de José Pinto Cardoso, a de Pedro Vital de Siqueira, a de Calisto Miguel e a de Julio Canuto de Oliveira, além dessas empresas ainda existem muitos caminhões grandes e pequenos, para serviço particular e publico de seus habitantes, -tais como; o do Sr. João Testi, de Salgado & Irmãos, de Pedro Leão da Costa, de Quintino Barbosa, de João Alves de Figueiredo, o de José Fernandes, o de Américo de Oliveira, etc. Automóveis de praça existem quatro; o de Florêncio Corrêa, o de Roque Lucas, o de Joaquim Nery e o de Gabriel Moreira da Cunha. Automóveis particulares existem seis com capotas inteiriças de aço, e que são: o de Roque Lucas, o de Oscar Ferreira Barbosa, o de Antônio de Souza Moreira, o de João Alves de Figueiredo, o de Jorge da Silva Gomes, o de Manoel Leonel Dias, e muitos outros de estilo comum, tais como: o de Quintino Barbosa, Manoel Barbosa e outros.
Existe para fazer carreira a Alfenas um auto-ônibus, com regular movimento.
O movimento da nossa agencia postal é já bastante apreciável, o aumento de jornais e revistas que entram em Serrania é de 240.
O movimento do Cartório de Registro Civil foi o seguinte em 1.938:
Nascimentos - 302 Casamentos - 121 Óbitos - 192
O orçamento da Receita e Despesa do Município para o corrente exercício é de 82:715$400
A renda estadual é de 200:000$000. A renda federal é de mais de 60:000$000, pois só 2 fabricas de aguardente e a de laticínios, devem pagar quase essa importância”.
Observação - Como se lê os valores acima expressos no antigo real, a primeira moeda brasileira:
82:715$400 = oitenta e dois contos, setecentos e quinze mil e quatrocentos réis. 200:000$000 = duzentos contos de réis.
60:000$000= sessenta contos de réis.