1.930 - MURILO GONZAGA RIBEIRO

Nasceu no então Distrito de Serrania em 06 de novembro de 1.930, onde iniciou seus estudos e viveu até aos dezessete anos de idade. Mudou-se para o Município de Alterosa e dois anos após para a cidade de Caxambu, onde aprendeu a profissão de mecânico.

Em 1.949, mudou-se para a cidade de Rezende, no Rio de Janeiro onde começou a trabalhar no Departamento de Estradas de Rodagem. Em 1.951 casou-se com Juracy Conceição Ribeiro.

Em 1.955 retornou para o estado de Minas Gerais, e na cidade de Alfenas montou uma oficina mecânica onde trabalhou até o ano de 1.961, quando mudou-se para o Município de Alterosa, no Distrito de Cavacos.

Em 1.964, voltou para Serrania, onde adquiriu um posto de combustível, e nesse posto montou sua oficina mecânica. Com muita visão de futuro, começou a comercializar os primeiros fogões a gás da cidade. Logo adquiriu um caminhão tanque para fazer ele mesmo o transporte do combustível a ser vendido em seu posto de gasolina, que era trazido do Rio de Janeiro, e para aproveitar a viagem de ida, ele mesmo fabricou uma grade de ferro, tipo de carroceria sobre o tanque do caminhão e passou a transportar frangos e galinhas para vender no estado do Rio de Janeiro.

Mesmo com poucos recursos financeiros, em 1.969, conseguiu comprar o maquinário de uma cerâmica desativada, de propriedade do Sr. Deaulas de Souza Moreira. Conseguiu junto a Prefeitura Municipal a doação de um terreno para instalar sua cerâmica, e em 1.971 a Cerâmica Serrania, hoje denominada Cerâmica Murilo Gonzaga Ribeiro, iniciava suas atividades.

Em 1.972 já montava um segundo posto de combustíveis em Serrania e em 1.974, em leilão publico, adquiriu da CEMIG, uma Usina Hidrelétrica, passando então a gerar a própria energia usada em sua cerâmica.

Murilo Gonzaga Ribeiro faleceu em 23 de agosto de 1.976, deixando sete filhos órfãos e viúva a Sra. Juracy Conceição Ribeiro.

A Cerâmica Murilo Gonzaga Ribeiro, continuou sua trajetória de progresso e hoje tem a colaboração de mais de oitenta funcionários, maquinário moderno para a fabricação de produtos cerâmicos e para extração de argila alem de uma frota própria de caminhões para o transporte da matéria prima e para distribuição de seus produtos por todo o Sul de Minas Gerais.

Fonte: Cerâmica Murilo Gonzaga Ribeiro