1.934 - WALDEMAR MIGUEL

Nascido em Jardinópolis, São Paulo, em 16 de setembro de 1.907, Waldemar Miguel mudou-se para Serrania em 1.924 com 17 anos de idade e começou sua vida profissional como sapateiro.

Em 1.936, foi morar e trabalhar na propriedade rural do Sr. Antonio de Souza Moreira onde começou a produzir diversos produtos agrícolas, principalmente algodão.

Voltou a Serrania em 1.939 e, em sociedade com o Sr. Antonio de Souza Moreira, em 1.947 montou o “Laticínios Serrania”, passando a fabricar diversos tipos de queijos e manteiga. Ele próprio transportava para São Paulo e ali comercializava seus produtos.

Em 1.980 parou com a produção de queijos e manteiga e começou a repassar o leite recebido em Serrania para o Laticínios Poços de Caldas, isso até o ano de 1.995.

Em 1.955 criou a firma “Tecelagem Serrania” que, em 1.970, com a participação societária de seu filho, José Juracy Miguel e do genro Lourenço Barbosa, passou a denominar-se “Waldemar Miguel Tecidos S.A.”, tendo então sido ampliada à indústria de tecidos também para fiação e fabricação de linho. A qualidade dos fios e do linho ali produzidos era tal que, entre os anos de 1.976 a 1.980, a maior parte da produção era exportada para o Japão.

Em 1.964 montou uma loja de tecidos em Poços de Caldas onde seus filhos começaram a expandir as empresas e em pouco tempo figuravam entre os maiores empresários da região, principalmente no ramo de turismo com uma grande rede de Hotéis esparramados por todo o Brasil e com a criação do Parque Temático Walter World. Como empresário, Waldemar Miguel foi um dos fundadores do “Laticínios Campestre”, na cidade de Campestre; foi presidente da “Cooperativa de Crédito Agrícola de Alfenas- CACAL”; e também um dos fundadores da “Têxtil Alfenas”, hoje “Tecelagem Saliba”.

Em 03 de outubro de 1.983 foi homenageado com o merecido titulo de Comendador.

O Comendador Waldemar Miguel, veio a falecer em 07 de fevereiro de 1.995, aos oitenta e oito anos de idade, deixando viúva a Senhora Conceição Aparecida Miguel.

Seus nove filhos e 28 netos são todos empresários de sucesso, a maioria deles baseados em Serrania e Poços de Caldas.

Waldemar Miguel

1.967 – TECELAGEM SERRANIA Waldemar Miguel (ao centro)