1.899 - A PRIMEIRA CAPELA
22 de fevereiro de 1.899
Por volta de 1870, no pouso de tropeiros é criado um ambiente promíscuo, motivo de preocupação para os fazendeiros, moradores dos arredores e para as Autoridades Eclesiásticas de Alfenas.
Mesmo assim, o pequeno aglomerado de casas ali formado progredia e o Cônego José Carlos Martins, Vigário da Paróquia de Alfenas, solicitou aos fazendeiros, Senhores Francisco Ribeiro Bernardes, João Moreira de Castilho e Manoel Gonçalves da Costa, a doação de uma gleba de terras para construir-se ali uma Capela, com o intuito de acabar com a promiscuidade do local.
A gleba foi doada e em 1.878 foi construída a primeira Capela, em frente à qual, no dia 22 de fevereiro de 1.899, na presença de diversas autoridades, entre as quais o Dr. Augusto Valladão, que fez eloqüente discurso, com frases rebuscadas e elogiosas como: “... as serras ubérrimas* e verdejantes, com seu rio São Tomé cheio de brilhantes e cantantes cascatas e enfim com seu povo trabalhador e progressista...”.
O Cônego José Carlos Martins, declarando-se entusiasmado com a beleza do lugar e com a religiosidade ardente do povo de suas circunvizinhanças, celebrou uma concorrida Missa Campal, e assim, por vontade dos homens e abençoado por Deus, estava oficialmente criado o “POVOADO DE ÁGUA LIMPA”.
* floridas
Fonte: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros. Editado pelo IBGE em maio de 1.959. nº XI - 20 de março de 1.939